Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher e o Município de Viana vai celebrar a data com muitos brindes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Café 5&Pico e os produtores de Vinho de Viana do Castelo unem-
se numa iniciativa que pretende relembrar a Mulher, Rainha D. Maria II, e a sua importante relação com Viana do Castelo.
Assim, este sábado, às 16h30, todas as mulheres estão convidadas a comparecer na Praça da República para um cocktail no feminino, com vinho loureiro e vinhão.
Foi a 20 de janeiro de 1848 que a Rainha D. Maria II, através de Carta-Régia, elevou a Vila de Viana do Minho à categoria de Cidade de Viana do Castelo.
Anos mais tarde, a Rainha quis honrar a população vianense com a sua presença, tendo chegado a Viana do Castelo a 8 de maio de 1852.
Recebeu as boas-vindas e as chaves da cidade.
Importa recordar que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surgiu aquando desta visita que a Rainha D. Maria II fez à região.
Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que a Rainha e a sua comitiva se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio.
A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.
Comentários: 0
0
0