João Vieira, que no passado dia 2 de janeiro salvou um casal de um incêndio, foi homenageado este sábado pelo Município de Viana do Castelo.
Uma homenagem que aconteceu precisamente no Dia Internacional da Proteção Civil.
“Enquanto conduzia o carro em Carreço, viu uma casa em chamas. Sem hesitar, fez inversão de marcha, parou o carro e entrou imediatamente, onde encontrou um casal, já com dificuldades em perceber a gravidade da situação. Ajudou-os a sair em segurança e, sem pensar duas vezes, pegou numa mangueira do quintal e apagou o fogo antes da chegada dos bombeiros”, recorda o Município.
Pleno de bravura, João Vieira ajudou o casal a sair em segurança. Com uma mangueira apagou o fogo antes da chegada dos bombeiros.
O Dia Internacional da Proteção Civil assinala-se anualmente a 1 de Março.
Trata-se de uma dara que destaca a importância da prevenção e preparação face a riscos coletivos, bem como da resposta e recuperação em situações de emergência.
A Proteção Civil é uma atividade de caráter permanente e transversal a todos os setores da sociedade, envolvendo entidades públicas e privadas, autarquias, regiões autónomas e os próprios cidadãos.
Os agentes de proteção civil, organismos que desempenham um papel crucial na segurança e bem-estar das populações, atuando em cenários de emergência, prevenção e mitigação de riscos, incluem corpos de bombeiros, forças de segurança, forças armadas, órgãos da Autoridade Marítima Nacional, Autoridade Nacional de Aviação Civil, INEM e outras entidades prestadoras de cuidados de saúde, sapadores florestais e a Cruz Vermelha Portuguesa, que coopera nos termos do seu estatuto próprio.
Comentários: 0
0
0