PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana recebe conferência sobre aplicação de fundos comunitários em áreas urbanas

13 Dezembro, 2012 - 15:09

132

0

Pretende-se dar a conhecer as novas regras relativas a esta nova fase, diferentes do primeiro quadro de apoio, bem como “traçar estratégias” no Alto Minho para se conseguir aproveitar essas verbas e concretizar novos investimentos.

“Áreas Urbanas Portuguesas 2014-2020” é o tema do seminário que decorre, esta sexta-feira, em Viana do Castelo, num evento para o qual foi convidado o secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto do Território, Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do território, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

À Rádio Vale do Minho, o presidente do Instituto do Território, Rogério Gomes, explicou que esta conferência diz respeito a um segundo quadro de apoio comunitário às questões urbanas.

Pretende-se dar a conhecer as novas regras relativas a esta nova fase, diferentes do primeiro quadro de apoio, bem como “traçar estratégias” no Alto Minho para se conseguir aproveitar essas verbas e concretizar novos investimentos.

Para Rogério Gomes, que não seja por “falta de preparação” que não se possa avançar com os investimentos necessários na região.

“Preparar e organizar as entidades locais importantes para este fim” é o principal objectivo deste seminário.
Associações de municípios, os municípios, os empresários, os comerciantes e entidades da área económica são os destinatários desta sessão.

A conferência começa pelas 10h00, esta sexta-feira, 14 de Dezembro, no auditório Professor Lima de Carvalho, no IPVC, em Viana do Castelo.

Na parte da manhã, depois de várias intervenções iniciais, serão debatidos temas diversos, como os “projectos para áreas urbanas: potenciais áreas temáticas”, o “QREN e o território no Alto Minho” e os “desafios do território no Alto Minho”.

Pela tarde, pelas 14h30, haverá um workshop constituído por um debate e recolha de sugestões para o programa das áreas urbanas de Viana do Castelo para o período entre 2014-2020.

Além de vários especialistas e técnicos, marcarão presença figuras do Governo. Será o caso do chefe de gabinete do secretário de Estado da Economia.

O secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, foi um dos convidados, apesar de ainda não existir confirmação, por uma questão de agenda política.

Últimas