PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana: Posto de Emergência Médica de Neiva já tem ambulância do INEM

23 Março, 2023 - 01:10

1054

0

Entra ao serviço ainda esta semana.

O Centro Humanitário Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa (CHAM-CVP) assinou um protocolo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM), a sediar na Estrutura de Emergência de Neiva.

 

Este novo protocolo entrou em vigor às 0h00 do dia 01 de janeiro de 2023, mas a ambulância cedida pelo INEM apenas chegou a Neiva nos últimos dias, sendo que entrará ao serviço ainda esta semana.

 

O serviço era há muito reivindicado por esta Estrutura de Neiva do CHAM-CVP, que já em agosto de 2000 assinou o primeiro protocolo de cooperação com o INEM para a constituição de Posto de Reserva do INEM, que se tem mantido desde então.

 

Este foi o primeiro passo para que, duas décadas depois, conseguissem passar a PEM.

 

Segundo Hernâni Bezerra, Diretor do Centro Humanitário Alto Minho da CVP, “esta nova resposta surge como reconhecimento de anos de investimento na emergência pré-hospitalar por parte da CVP, e mais concretamente da Estrutura de Neiva”.

 

Apesar de este novo meio ter chegado apenas este ano, “a Estrutura Operacional de Neiva tem, 24 horas por dia, há mais de 22 anos, equipas da Emergência Pré-Hospitalar a trabalhar para fazer a diferença na vida das pessoas da nossa Comunidade”.

 

O Diretor enaltece ainda que, “o comprometimento da Instituição com este serviço prestado à Comunidade se deve não só a todos os que nela trabalham diariamente, mas sobretudo aos Voluntários e a todos que ao longo de muitos anos estiverem sempre com olhos postos no futuro, mas sem esquecer o passado, deixando (…) naturalmente um enorme agradecimento pelo seu sacrifício, empenho e dedicação à Causa Cruz Vermelha Portuguesa. “

 

A implementação deste novo PEM no Concelho de Viana do Castelo era urgente e vem reforçar a resposta em situação de emergência, “única na margem esquerda do rio Lima” – reforça Hernâni Bezerra.

 

O Diretor enaltece ainda o apoio que tem sido prestado pelo Município de Viana do Castelo, anunciando que “está a ser preparado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o CHAM-CVP”, para apoiar a implementação e reforço de mais esta resposta de emergência no Concelho.

 

O concelho de Viana do Castelo conta agora com dois Postos de Emergência Médica do INEM.

 

Um deles está a funcionar nos Bombeiros Voluntários de Viana. O outro, desde janeiro, a funcionar na Estrutura de Emergência de Neiva do CHAM-CVP.

 

O concelho conta ainda com uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) do INEM sediada no Hospital Santa Luzia.

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Saúde

Últimas