“Todas as pessoas são fundamentais para estarmos ao mais alto nível nas competições”. Foi desta forma que Iúri Leitão, campeão olímpico natural de Viana do Castelo, começou o seu discurso perante uma multidão que o acolheu em Viana do Castelo.
Com medalha de ouro e medalha de prata ao peito, o herói de Paris entrou na praça dos antigos Paços do Concelho e o público explodiu em aplausos.
Não era caso para menos.
Por entre a multidão desfilava um herói… de verdade. Um campeão olímpico que elevou o nome de Viana do Castelo, do Alto Minho, de Portugal ao mais alto nível.
O primeiro atleta português a conseguir duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos.
Sorridente, mas visivelmente emocionado, Iúri Leitão confessou que nunca esperou ter uma receção daquele género.
A terminar “e não menos importante”, o atleta soltou bem alto: “Obrigado Viana!”
Mais um longo aplauso.
Iúri Leitão elevou-se ao estatuto de principal figura da Missão portuguesa em Paris2024, ao tornar-se no primeiro português a conquistar duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos, incluindo um ouro ao lado de Rui Oliveira no Madison em Ciclismo de Pista.
No espaço de dois dias, o vianense, de 26 anos, inscreveu para sempre o seu nome na história do olimpismo português: primeiro, foi prata no Ciclismo de Pista omnium, prova em que é campeão mundial em título.
Depois, juntamente com Oliveira, sagrou-se campeão olímpico no madison, com os dois ciclistas a conquistarem o primeiro ouro para Portugal fora do atletismo.
O feito de ambos é ainda mais extraordinário, porque foi alcançado na estreia masculina do ciclismo de pista português nos Jogos Olímpicos.
Comentários: 0
0
0