PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Minho
Viana do Castelo

Viana/Esposende: Pescavam lampreia sem licença profissional – Sujeitam-se a coimas de 50 mil euros

6 Fevereiro, 2020 - 16:03

483

0

PUB A Unidade de Controlo Costeiro da GNR identificou esta semana sete indivíduos, com idades entre os 30 e 65 anos, por estarem a pescar lampreia sem licença de pesca […]

PUB

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR identificou esta semana sete indivíduos, com idades entre os 30 e 65 anos, por estarem a pescar lampreia sem licença de pesca profissional.

A operação foi feita na zona litoral norte, nos rios Lima (Viana do Castelo) e Cávado (Esposende). Foram apreendidas 23 lampreias-marinhas, com valor presumível a rondar os 690 euros.

De acordo com a GNR, os indivíduos “encontravam-se a exercer pesca da lampreia-marinha a bordo de embarcações de recreio, com recurso à arte de pesca denominada bicheiro, sem que fossem possuidores de licença de pesca profissional”.

Em comunicado, aquela autoridade recorda que “a captura e retenção da lampreia-marinha é proibida na pesca lúdica, sendo apenas autorizada na pesca profissional”. Além disso, lembra a GNR, “é proibida a pesca lúdica a bordo de embarcações desde o pôr ao nascer do sol.

No decorrer das diligências policiais foram também apreendidas duas embarcações, três redes de tresmalho e dois auxiliares de pesca. Dada a importância comercial e gastronómica desta espécie em Portugal, a sua procura fomenta a captura e a utilização de meios ilegais, sendo estes fatores responsáveis pela diminuição de efetivos populacionais”, acrescenta a GNR.

Após identificados os indivíduos, foram elaborados os respetivos autos de contraordenação, sendo que o valor das coimas podem atingir o valor de 50 mil euros.

O pescado apreendido, por se encontrar em condições para consumo humano, foi entregue na lota de Viana do Castelo para ser submetido ao regime de primeira venda, mediante leilão.

 

[Fotografia: Arquivo / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas