PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana do Castelo vai ser ‘porto da Medicina’ entre 27 e 29 de maio

23 Fevereiro, 2016 - 14:03

133

0

XXII Congresso Nacional de Medicina Interna promete trazer ao Alto Minho cerca de 1500 profissionais de saúde.

Cerca de 1500 profissionais de saúde são esperados em Viana do Castelo entre os próximos dias 27 e 29 de maio. O ‘coração do Alto Minho’ vai acolher o XXII Congresso Nacional de Medicina Interna e, em simultâneo, o V Congresso Ibérico de Medicina Interna. “Este é o maior evento nacional da especialidade. É anual e onde se reúnem grande parte dos internistas com objetivo de dar conhecimento e conhecer as novidades não só na área da medicina interna mas também na medicina em geral”, explicou à Vale do Minho Diana Guerra, presidente deste congresso.
Tendo como tema “Viana: porta do Atlântico, porto da Medicina”, o congresso espelha nitidamente a marca vianense desde o primeiro momento. Apresentado esta terça-feira em conferência de imprensa, assume-se “como uma zona privilegiada para debates. Não só na área científica como também na postura da medicina interna nos hospitais”.
O congresso, organizado pelo Serviço de Medicina 1 do Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo, vai realizar-se em dois polos principais: o Castelo de Santiago da Barra e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Para além dos debates, o programa científico vai ainda incluir mesas-redondas, conferências, workshops numa combinação de temas clássicos e inovadores que tenham impacto na atualização dos congressistas. “A Medicina Interna é a especialidade base a nível hospitalar não-cirúrgica. O internista é aquele que tem uma visão global do doente, de forma a que consiga integrar todas as patologias do doente num só raciocínio”, explicou Diana Guerra à Vale do Minho.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo marcou presença na sessão de apresentação deste congresso, realizada no Navio Hopital Gil Eannes. José Maria Costa começou por realçar o contínuo interesse de Viana do Castelo em abraçar grandes eventos. “Esta será também uma oportunidade para demonstrarmos que Viana do Castelo, para além de ser uma cidade bonita, é também uma cidade que sabe acolher e enquadrar eventos internacionais”. O edil vianense acredita que este congresso vai dar “grande visibilidade nacional e internacional” ao concelho. Pode ainda “propiciar novos desafios no futuro”.
De referir que o XXII Congresso Nacional de Medicina Interna conta ainda com o apoio da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Últimas