PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana: Descoberta muralha medieval no centro histórico da cidade

5 Março, 2015 - 08:40

152

0

Achado decorreu durante as obras de requalificação de algumas ruas da cidade.

Os trabalhos arqueológicos que estão a ser levados a cabo no âmbito das obras de requalificação de algumas ruas da cidade permitiram identificar parte do troço da muralha medieval de Viana do Castelo.
A descoberta foi feita pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal que foi chamado a intervir de forma a cumprir as condicionantes impostas pela DRCN (Direção Regional da Cultura do Norte), junto à Travessa da Vitória, em pleno centro histórico da cidade.
A estrutura posta a descoberto tem cerca de 2.50m de espessura, tendo sido empregue na sua construção silhares graníticos de grande dimensão, nas faces, sendo o interior do muro composto por pedra não aparelhada, de vário porte, e por argamassa de barro.
Ainda que globalmente a historiografia indique que a decisão de amuralhar Viana pertenceu a D. Afonso III, as primeiras referências escritas à muralha surgem durante o reinado de D. Fernando, razão pela qual se lhe atribui o nome de muralha fernandina. Inicialmente construída com quatro portas, no final do século XV foi aberta uma quinta porta com o objetivo de possibilitar o acesso ao interior do burgo a partir do cais da Vitória- a porta de S. Brás, mais tarde chamada da Vitória após a construção da Capela de Nossa Senhora da Vitória.
Os trabalhos arqueológicos a decorrer na Travessa da Vitória, no local onde terá sido aberta esta porta, permitiram identificar parte do troço da muralha medieval, numa altura em que a Câmara Municipal se encontra a realizar obras de requalificação das Ruas de Viana, Prior do Crato, Beco do Caxuxo e Travessa da Vitória.

Últimas