PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Viana do Castelo

Viana: Criança de 10 anos encomenda 40 bonecas e paga com cartão da avó

19 Novembro, 2018 - 10:26

253

0

Uma menina de 10 anos de idade, natural da localidade de Perre, em Viana do Castelo, encomendou 40 bonecas através de um site norte-americano e pagou a conta, cerca de […]

Uma menina de 10 anos de idade, natural da localidade de Perre, em Viana do Castelo, encomendou 40 bonecas através de um site norte-americano e pagou a conta, cerca de mil euros, com o cartão de crédito da avó. De acordo com a notícia avançada pela Rádio Alto Minho, a família foi confrontada com o caso quando uma empresa de entregas entregou a encomenda, composta por vários caixotes, na residência. 

Fonte ligada ao processo referiu àquela emissora local vianense que “só nessa altura é que a avó se apercebeu que lhe tinham sido retirados cerca mil euros do cartão”. A idosa ainda recorreu a apoio jurídico para tentar reverter a situação, mas sem sucesso.

Recorde-se que no passado mês de junho, o regulador das comunicações, Anacom, publicou uma infografia que sintetiza os principais indicadores sobre a utilização de serviços de comunicações pelas crianças residentes em Portugal, no primeiro trimestre de 2018, cuja fonte é o Barómetro de Telecomunicações da Marktest. E são três os grandes números que saltam à vista, no estudo que analisa o comportamento das crianças e jovens portugueses entre os 10 e os 17 anos. Só menos de 10%, 6% mais concretamente, não tem/ usa telemóvel. Destes, se escolhermos os jovens entre 13 e 17 anos, vai ser mesmo difícil encontrar um que não tenha um equipamento, já que 97% têm. 

Entre outros riscos, a Anacom alerta para os perigos do comércio eletrónico. Perante o grau de facilidade de fazer compras através da internet, a Anacom recomenda que “caso tenha filhos menores em casa, proteja os seus dados bancários incluindo números de cartões de crédito, para evitar utilizações abusivas ou inadvertidas dos mesmos para efetuar compras online. Se utiliza métodos de pagamento virtuais como por exemplo o Paypal, verifique sempre que não escolhe a opção de guardar passwords e que encerra a sessão após a utilização”.

 

[Fotografia: Direitos Reservados]

 

PUB

 

Últimas