PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Viana com mais fogos e Monção com mais área ardida em época crítica de incêndios deste ano

3 Outubro, 2011 - 08:16

133

0

Viana do Castelo foi o concelho alto-minhoto com mais ignições (499) na fase Charlie, a fase mais propensa aos incêndios florestais, ao passo que Monção foi o concelho com maior área ardida (752 hectares). No total, há a registar 2166 incêndios florestais, este ano, e uma área total ardida de 3929 hectares.

Viana do Castelo foi o concelho alto-minhoto com mais ignições (499) na fase Charlie, a fase mais propensa aos incêndios florestais, ao passo que Monção foi o concelho com maior área ardida (752 hectares). No total, há a registar 2166 incêndios florestais, este ano, e uma área total ardida de 3929 hectares. Olhando para 2010, este parece ter sido um ano mais pacífico em época de Verão, já que o ano passado foram 24 mil os hectares devastados pelas chamas, com um total de 2427 ocorrências. Os dados foram avançados pela delegação de Viana do Castelo da Autoridade Nacional de Protecção Civil, esta sexta-feira, dia em que encerrou a fase mais crítica de incêndios no país.
Para já e, até 15 de Outubro, decorre a fase Delta, cujo histórico aponta para valores menores em termos de incêndios em floresta, ainda assim o comandante Paulo Esteves não descarta a hipótese de um agravamento, caso as condições climatéricas o potenciem. Recorde-se que na fase Bravo, em Maio, o número de ocorrências quase triplicou em relação a 2010. De acordo com o responsável, as causas são apuradas pela GNR, mas muitas destas ocorrências tem origem em mão humana, quer seja intencional ou por negligência.

Últimas