PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana: Cerca de 1300 alunos de Viana participaram nos projetos educativos do CMIA

9 Junho, 2016 - 08:01

155

0

Projeto, que fechou no Dia Mundial do Ambiente, é composto de ações nas escolas para abordagem de conceitos teóricos e realização de atividades experimentais.

Os projetos educativos levados a cabo pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo envolveram cerca de 1300 alunos do concelho que, ao longo do ano letivo, participaram no projeto “Escola da Natureza”, que abrangeu duas áreas de ação nas quais os alunos entraram em contato com espaços naturais de elevado valor ambiental do concelho: O Mar perto de Ti e O Rio perto de Ti.
O projeto, que fechou no Dia Mundial do Ambiente, é composto de ações nas escolas para abordagem de conceitos teóricos e realização de atividades experimentais. Incluiu ainda uma saída de campo como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos e valorização do património natural.
No âmbito deste projeto, que teve o patrocínio dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, os alunos que trabalharam a temática dos ecossistemas ribeirinhos foram ainda integrados num concurso sendo que, a 03 de junho, foram entregues os prémios às duas escolas vencedoras (E.B. 1 da Areosa e EB 2,3 Carteado Mena). Na temática do mar, os alunos envolvidos desenvolveram cartazes de sensibilização sobre a proteção dos ecossistemas costeiros que estarão agora disponíveis para visualização nos painéis de informação das nove praias de bandeira azul do município a partir do dia 15 de junho.
Também o projeto “Da terra para a Terra” continua a levar às escolas, pelo oitavo ano consecutivo, mais uma serie de ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário, e a valorização da matéria orgânica, não só através da recolha seletiva efetuada pelos SMSBVC nas cantinas escolares, mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo.
Para o dia 21 de Junho, dia em que o CMIA comemora nove anos de existência, está prevista uma apresentação pública do serviço educativo da Autarquia na área do Ambiente, fruto de uma candidatura da autarquia ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR) e que foi aprovada permitindo assim consolidar a oferta de projetos educativos nesta área.

Últimas