O episódio aconteceu no passado dia 15 de dezembro, no jogo entre o Rebordões Santa Maria e o Vila Nova de Muía, a contar para o campeonato INATEL Braga/Viana.
O jogo estava já em tempo de descontos, quando um dos atletas do Vila Nova de Muía perdeu os sentidos. Tombou.
É aqui que entra o herói desta história.
João Miranda, treinador do Rebordões Santa Maria, é também Subchefe de 2ª Classe da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo.
Em declarações ao portal desportivo Álvaro Amorim Desporto, o técnico disse desde logo que naquele momento lembrou-se de imediato de Miklós Fehér, jogador do Benfica que faleceu em campo há duas décadas.
“Acho que nem deixei o árbitro apitar para entrar em campo, foi instinto. Apercebi-me que não seria algo a desvalorizar pois as queixas dele eram fortes ao referir a dor no peito”, disse o treinador e bombeiro.
João Miranda possui, entre outras, a formação de tripulante de ambulâncias de socorro. As suas qualificações revelaram-se determinantes para reverter este quadro de paragem cardiorrespiratória.
“Nós [socorristas] temos a função de detectar e corrigir, se não consegues corrigir pedes apoio diferenciado [VMER ou SIV]. Tanto eu como o nosso massagista Fábio, que é neurofisiologista, percebemos logo que se poderia tratar de um enfarte. Em seguida, somos informados que ele já tinha tido problemas deste tipo e iria fazer um cateterismo [desentupimento de veias]. Fizemos o nosso trabalho sem olhar a nada nem ninguém”, disse ainda em declarações àquele portal desportivo.
“Na minha opinião, o suporte básico de vida deveria ser dado nas escolas, pois pequenos gestos salvam vidas”, acrescentou.
O episódio teve um final feliz. O atleta recuperou.
No final, a equipa de arbitragem atribuiu-lhe o cartão branco de fair play.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, implementado desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP, no âmbito da intervenção e prossecução dos objetivos do Plano Nacional de Ética no Desporto.
João Miranda foi já felicitado pelo Município de Viana do Castelo pela atitude altruísta.
Comentários: 0
0
0