PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana: Autocarros elétricos já retomaram circuito

5 Agosto, 2014 - 07:13

155

0

Desde a sua entrada em funcionamento, aqueles que são o meio de transporte limpo mais utilizado no centro histórico, já registaram mais de 280 mil passageiros.

Os autocarros elétricos de Viana do Castelo retomaram o seu circuito, depois de uma paragem forçada. Desde a sua entrada em funcionamento, aqueles que são o meio de transporte limpo mais utilizado no centro histórico, já registaram mais de 280 mil passageiros, sendo dois dos oito veículos elétricos da autarquia e dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.
O autocarro elétrico está em funcionamento no centro histórico desde 2004, altura em que efetuou a sua primeira viagem de demonstração. A opção da autarquia por este tipo de transporte fica a dever-se ao facto de se tratar de um meio amigo do ambiente urbano, de ser o mais adequado a uma utilização nos centros urbanos e ainda pela sua fiabilidade e baixo custo de exploração.
Cada autocarro tem 5.3 metros de cumprimento e 2.07 de largura, transportando 22 passageiros, oito dos quais sentados. Tem instalação para segurar uma cadeira de rodas e atinge uma velocidade de 33 quilómetros por hora, podendo o utente utilizá-lo em qualquer local do centro histórico assinalado com uma linha azul pintada no pavimento.
Em 2010, duplicou o seu circuito, numa nova lógica de mobilidade e de oferta de serviços de transportes da Câmara Municipal, passando pelas principais artérias da cidade, partindo do Hospital de Santa Luzia e fazendo ligação aos extremos da cidade, entre a Avenida e Campo d’Agonia e a área das escolas e do mercado, passando pela Praça da Galiza, para, de forma rápida, chegar a área de serviços situados fora do centro histórico de Viana do Castelo como a EDP, os Serviços de Segurança Social, o Mercado Municipal e o cemitério municipal.
Este circuito dos autocarros elétricos facilita também a mobilidade dos idosos dentro da cidade, tornando-se numa alternativa ambientalmente mais vantajosa mas também de maior proximidade, tendo simultaneamente caráter de lazer e utilitário.
Desde a sua entrada em funcionamento, tem registado um crescendo de utilizadores, com 280 mil passageiros desde 2005.

Últimas