PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Viana: Autarquia lembra obras ‘urgentes’ na Frei Bartolomeu dos Mártires ao Ministro

9 Abril, 2016 - 23:52

119

0

Encontro entre José Maria Costa e Tiago Brandão Rodrigues decorreu durante a sessão solene da Semana Maior 2016, naquela cidade.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo lembrou ao Ministro da Educação algumas obras que considera “urgentes” na Escola Frei Bartolomeu dos Mártires. O encontro entre José Maria Costa e Tiago Brandão Rodrigues decorreu durante a sessão solene da Semana Maior 2016, naquela cidade. O autarca vianense pediu o acompanhamento da candidatura ao Norte 2020, assim como a garantia da componente nacional para a execução de uma empreitada que considera também “urgente”.
Na visita de Tiago Brandão Rodrigues à Escola Secundária de Santa Maria Maior não foi efetuada qualquer visita à contígua escola EB2.3 Frei Bartolomeu dos Mártires, sendo que, também no seu discurso, o diretor do Agrupamento de Escolas não apresentou as dificuldades diárias sentidas por alunos, professores e funcionários deste estabelecimento, razão pela qual o autarca de Viana do Castelo solicitou ao ministro atenção para com uma escola que funciona há vários anos em condições muito precárias graças à degradação do edifício.
Por isso, José Maria Costa solicitou ao Ministro a melhor atenção para a candidatura desta escolas, assim como da Escola EB2.3 de Barroselas e escola do Carmo, para as quais está prevista a requalificação no âmbito do Norte 2020.
De lembrar que o Município de Viana do Castelo desenvolveu, desde 2010, um conjunto de iniciativas junto do anterior governo para reabilitar a Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, tendo elaborado um projeto de execução e lançado o concurso público internacional para a execução das obras, facto que não veio a concretizar-se por não ter sido aprovada a candidatura pelo anterior governo.
Em diálogo com a DGEST, foi entretanto incluída no mapeamento do Norte 2020 a reabilitação da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, da EB23 de Barroselas e do Carmo, embora os valores disponíveis neste novo enquadramento financeiro sejam substancialmente inferiores aos que estavam previstos no QREN.
Neste sentido, o autarca solicitou ao ministro da Educação que seja também garantida a componente financeira para a componente nacional para a execução desta urgente obra. “Toda a comunidade educativa tem tido um extraordinário trabalho apesar das condições em que a escola se encontra mas também é certo que aguarda pela resolução urgente deste problema”, asseverou o autarca.

Últimas