O Município de Viana do Castelo divulgou mais alguns detalhes sobre o projeto Viana STARTS. Desta vez a partir do interior do edifício.
“Por fora, a história permanece. Por dentro, começa a ser cuidada. Entramos na fase de tratamento das paredes exteriores do Viana STARTS: um trabalho que preserva, protege e prepara o edifício para o futuro. No Viana STARTS, reabilitar é respeitar a matéria, cuidar do tempo e construir com visão”, refere a autarquia.
Nas imagens, é possível ver-se que o trabalho segue a bom ritmo na requalficação daquele que foi o antigo matadouro municipal.
O Viana STARTS pretende afirmar-se como um espaço de inovação, experimentação urbana e promoção do desenvolvimento sustentável.
Mais do que uma infraestrutura, quer criar um ecossistema colaborativo, agregando comunidade, tecido empresarial, meio académico e instituições, numa lógica de cocriação e partilha de conhecimento.
O Viana STARTS é um projeto liderado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, concretizado em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a INOVA+, o ITECONS, a DINAMO10, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Associação Juvenil de Deão.
Através de um financiamento da União Europeia, no âmbito das Novas Iniciativas Urbanas, no valor de cinco milhões de euros, este foi o único projeto português aprovado na candidatura de 2023, entre mais de uma centena de projetos europeus que concorreram.
Com execução prevista para o período de 2024 a 2027, integra ainda três cidades de transferência, Brest, Brescia e Las Palmas que se inspiraram neste projeto para levarem algumas das soluções para as suas cidades.
Comentários: 0
0
1