É um processo cuja duração é estimada em duas semanas. Uma já passou.
No total, são 22.451 toneladas de estilha de madeira, provenientes do Brasil, que estão a ser descarregadas do enorme navio Kaptan Arif Bayraktar.
A embarcação chegou ao Porto de Viana do Castelo no passado dia 2 de janeiro.
Tem 195 metros de comprimento. “É o maior navio de sempre” no Alto Minho, segundo o Porto de Viana do Castelo.
Veja o vídeo [crédito: Porto de Viana]
A operação de descarga está a ser conduzida pela Nogarport, Lda, com o apoio da Agilima – Agentes de Navegação, Lda, responsável pelo agenciamento da embarcação.
Comercializada pela BSL, esta operação reflete o compromisso do Porto de Viana do Castelo em apoiar a indústria regional, no caso a de papel, com operações logísticas de alta complexidade, promovendo eficiência, sustentabilidade e a confiança dos operadores internacionais.
Com toda a certeza que o proprietário deste navio nunca mais voltará a este porto . 2 semanas com o navio parado , não é mais rentável . Pelas imagens noto que esse porto não está preparado para manusear esse volume e espécie de carga . O navio tem 3 porões , logo o porto teria de disponibilizar 3 gruas e respectivas tremonhas e para cada tremonha o número de camiões suficientes para dar vazão ao material , em função da distância de armazenamento . Pelo que pude ver ainda estão muito atrasados em termos de logística .