PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Viagens à Terra Nova arrancou com Jean-Pierre Andrieux na Câmara Municipal

15 Março, 2014 - 08:45

198

0

Programa continua hoje com um almoço convívio que vai reunir pescadores e restante comitiva, na Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora.

O projeto Viagens à Terra Nova – Memórias da Pesca do bacalhau começou ontem, com a receção a Jean-Pierre Andrieux, autor do livro ‘The White Fleet – A History of Portuguese Handliners’. O livro retrata a pesca artesanal de bacalhau por portugueses nas águas da Terra Nova. “Este é o primeiro momento de um projeto maior. Este projeto inicia-se agora, neste encontro com o passado. No verão vamos dar mais corpo a este projeto, que vai crescer e que vai impregnar-se em Vila Praia de Âncora”, salientou Miguel Alves.
A receção decorreu na sala de reuniões do presidente da Câmara Municipal de Caminha. Estiveram presentes Jean-Pierre Andrieux, John Perlin, Diplomata e Secretário da Rainha Isabel II de Inglaterra no Canadá; Pedro Pinto, Capitão da frota bacalhoeira (SNAB), durante 30 anos e atual coordenador da Comissão Europeia para as Pescas em Vigo; Vitor Sardo, chefe de máquinas do navio Santa Maria Manuela; Vasco Presa, presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora e Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, que foram recebidos pelo presidente e pelo vice-presidente Município, Miguel Alves e Guilherme Lagido respetivamente.
Viagens à Terra Nova – Memórias da Pesca do Bacalhau é um projeto que pretende valorizar o legado histórico da pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova. Assim, recordar as memórias da pesca do bacalhau, valorizar a atividade piscatória e envolver o comércio local, bem como as comunidades piscatórias do concelho, são os objetivos do evento. Para Miguel Alves, este projeto de valorização da atividade piscatória ao nível do legado histórico da pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova é fundamental: “temos que saber valorizar Vila Praia de Âncora. Temos que saber valorizar a nossa terra por esse legado. Esta é a nossa história”.
Desta forma, a Câmara Municipal de Caminha quer prestar uma homenagem aos pescadores da terra, pela bravura demonstrada e pelas lutas travadas nos bancos gelados. “Queremos valorizar Vila Praia de Âncora através daquilo que fomos, que somos e que queremos ser”, assegurou o autarca e acrescentou “Vila Praia de Âncora precisa deste projeto para se reconhecer no seu passado e para se projetar para o futuro”.
Do programa ainda faz parte o Almoço Convívio que vai reunir hoje os pescadores e a restante comitiva, na Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, às 13h00. Também esta tarde, às 15h00 será inaugurada a exposição “Recordar Viagens à Terra Nova”, no Forte da Lagarteira, em Vila Praia de Âncora. A exposição, com motivos alusivos à pesca nas águas da Terra Nova, poderá ser visitada durante o fim de semana entre as 15h00 e as 18h00 e no domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

Últimas