PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

VI Encontro dos Combatentes marcado pela inauguração de monumento emblemático

14 Julho, 2012 - 12:25

215

0

O VI Encontro dos Combatentes do Ultramar do concelho de Monção, este domingo, ficará marcado pela inauguração do monumento em homenagem aos Combatentes, uma estrutura que ficará localizada no conhecido Largo das Finanças (Praça Dr. Oliveira e Silva).

O VI Encontro dos Combatentes do Ultramar do concelho de Monção, este domingo, ficará marcado pela inauguração do monumento em homenagem aos Combatentes, uma estrutura que ficará localizada no conhecido Largo das Finanças (Praça Dr. Oliveira e Silva).

Este é o culminar de um sonho com sete anos do Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes. Um projeto agora concretizado com o apoio da comunidade (através de donativos) e da Câmara Municipal de Monção, das Juntas de Freguesia de Cortes e da Vila e da Direção Central da Liga.

De acordo com o presidente do Núcleo de Monção, Francisco Almeida, este monumento custou cerca de 13 mil euros, tendo sido projetado pelo monçanense Ricardo de Campos.

Recorde-se que a direção do núcleo monçanense queria colocar o monumento simbólico no Largo da Antiga Estação da CP, mas devido à futura requalificação daquele espaço, a autarquia não aceitou essa possibilidade. Francisco Almeida reconhece que o local tem sido “objeto de críticas”, mas garante que foi a única possibilidade.

De resto, o VI Encontro dos Combatentes do Ultramar, em Monção, terá um programa vasto, marcado por diversos momentos simbólicos. Além da inauguração do monumento, o destaque recai, também, na entrega de medalhas comemorativas a antigos combatentes.

No total, estarão presentes cerca de 150 pessoas neste VI Encontro dos Combatentes do Ultramar. O programa inicia pelas 10h00, na Praça Deu-la-Deu, seguido de diversos momentos simbólicos, como a deposição de uma coroa de flores, junto ao Memorial aos Combatentes caídos em combate (10h15). Pelas 11h30, decorrerá uma Missa pelos Combatentes, seguida de um almoço-convívio.

O programa retoma às 15h15 com uma arruada a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Monção. A inauguração do monumento em homenagem aos combatentes será feita pelas 16h00. Uma hora mais tarde, decorrerá a entrega de medalhas. O programa comemorativo termina pelas 17h30.

A iniciativa tem a assinatura do Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes e contará com a presença das autoridades locais e de representantes da Direção da Liga.

Entre 1961 e 1974, 4163 jovens monçanenses oriundos de 32 freguesias (na altura ainda não existia a freguesia de Cortes) foram enviados para a Guerra do Ultramar. Deste número, 13 morreram em combate. Os seus nomes constam de uma lápide localizada na Praça Deu-la-Deu Martins.

Últimas