PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

VetMonção adquire máquina inovadora de ventilação mecânica [FOTOS]

10 Fevereiro, 2023 - 15:32

1632

0

Clínica veterinária festeja sete anos de existência.

[Publireportagem]

 

 

A VetMonção, clínica veterinária, adquiriu um novo equipamento pioneiro na região.

 

“Trata-se de uma máquina de ventilação mecânica. É um equipamento que permite que os pacientes, neste caso os animais, estejam entubados sob um mecanismo de ventilação”, explicou Gonçalo Costa Neves à Rádio Vale do Minho, médico veterinário e sócio-gerente da clínica.

 

Pode ser aplicada em anestesia geral ou em cuidados intensivos. “É muito semelhante aos equipamentos utilizados com humanos durante a altura mais crítica da COVID-19, em que as pessoas ficavam entubadas e ligadas a uma máquina muito semelhante a esta”, descreveu.

 

Mas este aparelho não é apenas utilizado em intervenções cirúrgicas.

 

“Em cerca de 80% é utilizado em anestesia geral. Dá-nos uma segurança maior. Mas é também utilizado em cuidados intensivos ou seja, se tivermos algum paciente com insuficiência respiratória grave ou que tenha sofrido um qualquer traumatismo e que perca a capacidade de respirar autonomamente, conseguimos com este equipamento ativar a ventilação mecânica e fazer com que ele continue a respirar enquanto recupera”, explicou Gonçalo Costa Neves.

 

 

Nova máquina de ventilação mecânica da VetMonção

[Fotografia: VetMonção]

 

 

Dá para todos os animais? “Dá. O único problema será colocar aqui dentro um cavalo… mas se quisermos, dá”, assegurou com um sorriso.

 

Recorde-se que esta aquisição junta-se ao recente serviço de Radiografia Digital.

 

“Uma das principais vantagens está na qualidade da imagem. Outra das vantagens é que nos permite fazer radiografias fora das instalações da clínica. Temos também a rapidez da captação da própria imagem – conseguimos obtê-la em menos de um segundo”, prosseguiu o veterinário.

 

 

Radiografia Digital da VetMonção

[Fotografia: VetMonção]

 

 

 

Sete anos de êxito

Foi em fevereiro de 2016 que a VetMonção chegou às terras de Deu-la-Deu. Nasceu a partir de um grupo de amigos que agora dirigem o espaço.

 

“Vínhamos cá passar férias bastantes vezes durante o verão. A minha irmã já está aqui há algum tempo e nós gostámos muito da terra. Percebemos que poderia haver aqui uma oportunidade de negócio”, contou em 2016 Mariana Grancho, natural do Porto e diretora clínica do espaço.

 

Volvidos sete anos, o balanço é totalmente positivo. A clínica conta com centenas de clientes, não só portugueses mas também do outro lado do rio Minho.

 

“Não sou uma pessoa que ligue muito às estatísticas. Não busco números em termos quantitativos. Mas acho que em termos qualitativos as coisas têm corrido bem e temos conseguido, cada vez mais, proporcionar um serviço de melhor qualidade aos animais”, disse Gonçalo Costa Neves, natural da Madeira.

 

Para além do serviço de urgência 24 horas, a VetMonção tem dois consultórios; uma zona interna, destinada a qualquer animal que precise de um cuidado mais intensivo; uma sala preparada para todo o tipo de cirurgias; uma sala de radiologia; uma sala de ecografia e ainda um laboratório de análises.

 

 

Gonçalo Costa Guedes e Mariana Grancho, proprietários da VetMonção

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

Ao longo deste sete anos já passaram pela VetMonção vários animais das mais variadas espécies. Desde os mais comuns, como cavalos, bois e vacas até aos mais insólitos como araras e até tarântulas.

 

Na equipa, continuam a ser dois.

 

“Temos conseguido. Não temos fins de semana… não temos feriados… estamos constantemente de serviço, mas esta foi a vida que nós escolhemos. É aquilo que gostamos de fazer”, sublinhou o veterinário sempre sorridente.

 

E Monção? “Monção é espetacular!”, concluiu.

 

 

 

[Fotografia capa: VetMonção]

Últimas