PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Vespa velutina: Câmara de Monção apela à calma e lembra que o maior perigo está no campo ambiental

9 Setembro, 2014 - 08:42

293

0

Conceição Soares lembrou que os efeitos da picada da vespa asiática são semelhantes aos da vespa comum.

A Câmara de Monção deixou esta segunda-feira, durante a reunião do Executivo, uma mensagem de tranquilidade à população acerca da vespa velutina. Perante as notícias vindas de todo o distrito e depois do recente falso alarme registado na localidade de Porcalho, a vice-presidente da Câmara garantiu que a autarquia está atenta. Conceição Soares disse que estão sinalizados no concelho dois casos, mas a edilidade já está a tomar medidas. “Este é um problema nacional. Não estamos alheios a este problema e tomámos medidas. Estamos em contacto com a Protecção Civil de Viana do Castelo e com os Bombeiros Municipais, no sentido de detectarmos estas situações e proceder à eliminação desses ninhos. Já se mandou adquiririr material para depois, com os bombeiros, extinguir esses ninhos”, referiu a autarca.
Apesar da gravidade do cenário, a vice-presidente apela sobretudo à calma das pessoas. Lembrou que os efeitos da picada da vespa asiática são semelhantes aos da vespa comum. Conceição Soares sublinhou que este é sobretudo um problema ambiental. “Se as pessoas forem alérgicas, uma picada pode ser altamente preocupante. Se não forem, não é. Este é um problema ambiental porque afecta as nossas abelhas. As vespas asiáticas matam as abelhas do nosso ecossistema. É uma questão que tem de ser combatida. Quero por isso acalmar a população no sentido de que a picada destas vespas é semelhante à vespa comum. Uma pessoa pode morrer, de facto, mas apenas se for alérgica e se não for tratada atempadamente. É um assunto ao qual estamos atentos. As pessoas que tiverem conhecimento de ninhos suspeitos podem enviar informações para a Câmara. Iremos intervir se acharmos necessário”, garantiu.
Um dos piores cenários, recorde-se, tem sido observado no concelho de Viana do Castelo. Os Bombeiros Municipais locais registaram já 448 vespeiros de vespa velutina desde que foram detetados em Viana do Castelo. Só nos primeiros oito meses de 2014, esta entidade registou 216 vespeiros, que estão a ser queimados de forma a dizimar o vespeiro.

Últimas