PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Verão de 2011 foi um dos piores das últimas duas décadas. Barómetro promovido pela AEVC continua no sinal vermelho pelo 3º trimestre consecutivo

21 Outubro, 2011 - 12:26

142

0

Apesar de os meses de Verão serem habitualmente aqueles em que os sectores ligados ao comércio, ao turismo e aos serviços recuperam os investimentos feitos ao longo do ano, o terceiro questionário efectuado pela AEVC à economia local reflecte um cenário pouco animador ao nível do desenvolvimento sustentável da região.

O tecido económico de Viana do Castelo continua sem dar sinais de retoma pelço 3º trimestre consecutivo. Apesar de os meses de Verão serem habitualmente aqueles em que os sectores ligados ao comércio, ao turismo e aos serviços recuperam os investimentos feitos ao longo do ano, o terceiro questionário efectuado pela AEVC à economia local reflecte um cenário pouco animador ao nível do desenvolvimento sustentável da região.
Luís Ceia, dirigente da estrutura, considera que os dados devem servir de alerta a todos os agentes políticos, sociais e económicos da região para que sejam adoptadas medidas acertadas que dêem resposta cabal a uma nova realidade.

Segundo a AEVC, o Alto Minho necessita de mais atenção, tendo em conta os sinais que emanam de três trimestres de desempenho negativo nos volumes de negócios e/ou vendas da maioria dos participantes no painel de empresas que compõem a amostra transversal do Barómetro de Confiança Económica de Viana do Castelo promovido pela Associação Empresarial.
É que além de 45% dos inquiridos ter registado uma diminuição no consumo e no volume de facturação no período estival, 62% referiram ter uma quebra acentuada em comparação com os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2010, sendo a média das quebras da ordem dos 30 pontos percentuais. Além disto, apenas 7% dos respondentes manifestaram confiança numa melhoria das vendas no último trimestre de 2011.

Últimas