Está patente na sala de exposições temporárias do Museu Monção&Memórias uma exposição intitulada Roconorte – Rancho Folclórico de Monção.
Para além dos trajes feminino e masculino, a exposição conta ainda com a última bandeira deste rancho folclórico, com as fitas de estandarte e com um conjunto de textos da autoria de Fernando Prego (retirados do seu livro: “Folclore em Terras de Deu-La-Deu”), que contam e cantam a vasta história do Roconorte.
[crédito fotografia capa: cedida à Rádio Vale do Minho]
Destaca-se também a projeção de um vídeo da atuação deste grupo no Cine Teatro João Verde em 1988, na altura integrada num espetáculo apresentado pela Orquestra Lá Mi Ré.
Na sessão de abertura, o Vice-Presidente da Câmara, João Oliveira, destacou a importância desta exposição para a preservação da memória de um grupo folclórico que marcou diferentes gerações entre as décadas de 30 e de 60 do passado século 20.
“Esta não é uma exposição fechada. Está aberta ao contributo de particulares que possuam elementos de interesse, que de alguma forma possam contribuir para o enriquecimento da exposição”, referiu.
Ricardo Campos, comissário desta exposição, referiu que, entre variadíssimos aspetos, esta exposição “tem o propósito de discutir o interesse na musealização de alguns dos objetos que foram chegando ao espólio municipal, assim como, efetuar uma revisão crítica que permita o enquadramento histórico e a relevância de um grupo que marcou de forma indelével o folclore do Alto Minho”.
Apelou também à “necessidade de preservação e estudo de todo este património”.
A mostra vai estar em exibição até ao próximo dia 18 de janeiro.
Comentários: 0
0
0