PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Minho

“Venham ver! É o fim do mundo!” – Minho viu uma Aurora Boreal há 85 anos

25 Janeiro, 2023 - 22:48

916

0

Fenómeno.

Aconteceu a 25 de janeiro de 1938. O Minho… Portugal inteiro e toda a Europa assistiram na noite desse dia a um fenómeno que nunca tinham visto e muito raro por estas bandas: uma Aurora Boreal.

 

A assinalar a efeméride, o portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal transcreve o relato de Adélia Barros, de Esposende, que na data tinha apenas quatro anos e nove meses.

 

“No silêncio da noite, qualquer som, por mais insignificante, toma uma dimensão enorme. Foi o que aconteceu nessa noite: ruídos estranhos, semelhantes à queima de lenha seca, começaram a ser ouvidos por todos nós que estávamos à volta da lareira. O Manuel, nosso feitor, a quem, carinhosamente, chamávamos “Pionas,” ao ouvir estes barulhos, assomou ao postigo da porta para se inteirar do que se passava”, lê-se.

 

Foi então que aconteceu o inesperado.

 

“Mal deitou a cabeça fora da pequena janela, apercebeu-se que o céu estava vermelho da cor do fogo, parecendo em chamas, donde se desprendiam raios luminosos. Gritou para todos nós: «Venham ver! É o fim do Mundo!»”

 

O pânico espalhou-se pela povoação. Acabou por ser o pároco a acalmar o povo.

 

O sacerdote explicou que “o fenómeno que se estava observando, não era mais do que uma Aurora Boreal, fenómeno que era visto muitas vezes nas regiões do norte do Globo. Ao mesmo tempo ia rezando com eles”.

 

Conforme referido, o fenómeno foi visível em vários pontos da Europa e, evidentemente, notícia em vários jornais da época.

 

 

Aurora Boreal foi avistada por toda a Europa
  [créditos: DR / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

 

Segundo o Meteo Trás os Montes – Portugal, ocorreu fenómeno semelhante [mas não com tanta duração] a 21 de Janeiro de 1957, que inclusive causou problemas nas telecomunicações durante algumas horas.

 

Mais recentemente, o fenómeno da Aurora Boreal foi avistado pelo menos duas vezes nos céus de norte de Portugal, no início de Abril de 2001, em Braga que durou 10 minutos, e em 2003 só que aqui o céu estava encoberto e não foi possível avistar, mais concretamente no Porto.

 

aurora boreal é um fenómeno ótico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, que resulta do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas