PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Vem aí uma chuva de estrelas cadentes – Saiba os melhores dias para observar

3 Agosto, 2023 - 19:36

2676

0

Perseidas.

As Perseidas, a chuva de meteoros que todos os anos invade os céus durante o verão, estão prestes a atingir o seu pico.

 

Segundo a SIC Notícias, vai acontecer nos dias 12 e 13 de agosto. Portanto, se o céu não estiver nublado, quem olhar para cima durante estas duas noites será presenteado com um cenário único.

 

Apesar de estes serem os dias em que o espetáculo será mais evidente, o mesmo prolonga-se de 17 de julho a 24 de agosto.

 

Durante este período, existe a possibilidade de ver as conhecidas estrelas cadentes sempre que o ponto radiante – ponto no céu de onde parecem vir as Perseidas, que neste caso é a constelação Perseus – da chuva de meteoros estiver acima do horizonte, com o número de meteoros visíveis a aumentar quanto mais alto estiver o ponto radiante no céu.

 

Segundo a NASA, as Perseidas têm origem no cometa 109P/Swift-Tuttle, que demora 133 anos a completar uma volta ao sol.

 

O fenómeno acontece sempre que a Terra passa pelos fragmentos deixados aquando da passagem do cometa. Quando estes entram na atmosfera tornam-se incandescentes e transformam-se num feixe de luz, o que dá a impressão de que se trata de uma estrela cadente.

 

Foi em 1865, que Giovanni Schiaparelli, um astrónomo italiano, se apercebeu que foi este cometa que deu origem às Perseidas. O Swift-Tuttle visitou pela última vez o sistema solar interior no ano de 1992.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Espaço

Últimas