PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Vila Nova de Cerveira

Vem aí mais um ‘Cerveira Saudável’ – São sete caminhadas temáticas até ao final do ano

26 Fevereiro, 2024 - 00:34

1037

0

Começa com o Trilho dos Moinhos da Gávea.

Arranca no próximo dia 7 de abril mais uma edição do Cerveira Saudável.

 

No total de sete caminhadas, cinco culminam com a degustação de produtos endógenos, enquadrando-se no objetivo do projeto ADAPT da Eurocidade Cerveira-Tomiño de definir uma estratégia conjunta de resiliência do território transfronteiriço face às alterações climáticas. Inscrições gratuitas (à exceção da LPCC), mas obrigatórias.

 

O arranque do ‘Cerveira Saudável’24 está agendado para 7 de abril, Dia Internacional dos Moinhos, com o Trilho dos Moinhos da Gávea, em Reboreda, e degustação de produtos derivados de milho; segue-se a 21 de abril uma visita a Cossourado, com a degustação de mel e dos seus derivados, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos.

 

Como a realização do Caminho de Santiago é sempre muito bem aceite, a edição 2024 propõe a sua realização em contínuo, e não por etapas. Portanto, de 25 de abril a 1 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira desafia a percorrer o Caminho de Nossa Senhora do Norte com a Variante Espiritual, com um limite de 20 participantes.

 

E a 11 de maio está prevista a divulgação do futuro Albergue de Loivo, com degustação de fruta da época, enquadrado no Dia Europeu dos Caminhos de Santiago.

 

Com um interregno nos meses de verão – junho, julho e agosto -, a programação do ‘Cerveira Saudável’24 regressa a 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, com a Caminhada a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, sendo a única atividade com inscrição paga, num valor simbólico de 5 euros, a reverter na totalidade para aquela entidade.

 

Em outubro, no Dia do Peregrino (13), é sugerida uma Caminhada pelo troço do Caminho de Santiago de Dem (Caminha) a Tomiño (Galiza), com degustação de fruta da época.

 

A edição 2024 termina em novembro, dia 10, com o Trilho do Magusto, em Covas, com degustação de caldo verde e castanhas.

Cada atividade já tem definidos horários e pontos de encontro, devendo os interessados preencher o formulário geral de inscrição. De sublinhar que a inscrição para a atividade doo Caminho de Santiago, de 25 de abril a 1 de maio, tem um formulário próprio.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município VN Cerveira]

Últimas