PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Alto Minho

Vem aí a tempestade Karlotta. Onde vai chover mais em Portugal? Observe bem este mapa

7 Fevereiro, 2024 - 00:04

5128

0

Alto Minho sob aviso amarelo na quinta e sexta-feira.

A depressão Karlotta está a chegar a Portugal. Traz chuva e vento forte.

 

No entanto, de acordo com um mapa elaborado pela meteorologia francesa e divulgado pelo Meteo Trás os Montes, o local onde mais vai chover em Portugal nos próximos dias é… o Vale do Minho.

 

Observando com atenção o mapa, é percetível que há duas tonalidades diferentes no distrito de Viana do Castelo.

 

Uma parte encontra-se a um vermelho mais vivo (Vale do Lima), que equivale a uma precipitação acumulada de 9 a 10 litros por metro quadrado.

 

Porém, na parte superior há uma faixa em tom mais escuro que abrange os concelhos do Vale do Minho: Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha. Nesta zona, a precipitação pode alcançar 12 litros por metro quadrado.

 

 

 

[Fonte: DR/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

 

Agravamento a partir de quinta-feira

É a partir de quinta-feira que as condições meteorológicas vão começar a agravar-se em Portugal continental.

 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma “superfície frontal fria associada” à depressão Karlotta vai atingir o país trazendo um “agravamento das condições meteorológicas”, com chuva, vento forte e agitação marítima.

 

O Alto Minho vai estar sob aviso amarelo tanto na quinta como na sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00. É o terceiro alerta mais grave.

 

Para quinta-feira, “prevê-se períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte, e com um caráter persistente no Minho e Douro Litoral”.

 

O vento “predominará de sudoeste, soprando fraco a moderado, sendo moderado a forte no litoral, com rajadas até 85 km/h, em especial no litoral Norte, e forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 100 km/h”, refere o IPMA.

 

Devido a esta situação meteorológica, o IPMA aconselha o “acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos”.

 

 

[Fotografia: Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

Últimas