Chama-se Bert. É uma tempestado que, apesar de não atingir diretamente Portugal continental, não vai passar despercebida.
Vai atravessar Portugal continental entre o final da noite do próximo domingo, dia 24 de novembro e manhã de segunda-feira, dia 25.
No Alto Minho, entre as 22h00 de domingo e as 4h00 de segunda-feira, a precipitação deverá tornar-se forte.
[crédito fotografia: windy.com]
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citado pelo Notícias ao Minuto, prevê “um aumento da intensidade do vento, do quadrante sul, a partir de sábado, dia 23”, incluindo “rajadas que, no dia 24 e até ao início da manhã de dia 25, poderão atingir valores da ordem dos 70 a 80 km/h no litoral Norte e Centro e dos 90 a 100 km/h nas terras altas”.
O IPMA indicou ainda que a chuva “será temporariamente forte nas regiões Norte e Centro entre a tarde de domingo, dia 24, e a manhã de dia 25”, sendo esperados “valores acumulados que poderão atingir os 30 a 50 mm, em especial no Minho e regiões montanhosas”.
A agitação marítima também será impactada a partir do dia 24, “com ondas do quadrante sul entre 2 a 3,5 metros, passando para noroeste e aumentando para 3 a 4,5 metros, no dia 25”.
“Aconselha-se o acompanhamento da situação meteorológica e dos avisos ao longo dos próximos dias”, salientou o IPMA, que deu conta de que estas informações serão atualizadas na sexta-feira. até às 19h00.
Comentários: 0
0
0