PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

3

2

Alto Minho

Vem aí a depressão Aline – E o distrito onde vai chover mais é…

17 Outubro, 2023 - 19:25

5730

0

Aviso laranja.

É no Alto Minho que mais vai chover até à próxima sexta-feira.

 

As previsões são do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) e foram divulgadas esta terça-feira pelo portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

A depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, vai afetar Portugal continental na quinta-feira, com precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora, informou hoje o IPMA.

 

O IPMA indica que a precipitação “deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro” logo a partir da tarde de quarta-feira, “estendendo-se ao restante território a partir da madrugada do dia 19 e aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia”.

 

Num curto vídeo, o ECMWF mostra que – em apenas três dias – o distrito de Viana do Castelo vai alcançar um valor superior a 23 litros por metro quadrado em precipitação acumulada.

 

 

Veja o vídeo [créditos: ECMWF/Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

 

 

 

O Alto Minho está sob aviso laranja até sexta-feira. É o segundo mais grave colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

Os meteorologistas ibéricos falam já na aproximação de um “comboio de tempestades”. Trata-se de um efeito meteorológico que vai afetar Portugal e Espanha nos próximos dias.

 

Nesta altura, o Alto Minho e tudo à volta sofre os efeitos da tempestade Babet.

 

 

[Fotografia: Screen]

Últimas