PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

"Vela para Todos" pretende levar pessoas com deficiência a praticar vela adaptada. Há já 15 autistas inscritos

19 Dezembro, 2011 - 08:42

156

0

"Vela para todos" é o nome do mais recente protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Clube de Vela de Viana e a Associação Amigos do Autismo. Assinado este sábado, o protocolo permite que pessoas com deficiência possam praticar a vela adaptada.

"Vela para todos" é o nome do mais recente protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Clube de Vela de Viana e a Associação Amigos do Autismo. Assinado este sábado, o protocolo permite que pessoas com deficiência possam praticar a vela adaptada. A experiência começou há cerca de um mês com três jovens autistas, mas a ideia é que a modalidade possa chegar a toda a comunidade. Refira-se que a prática da vela era, até aqui, praticamente impossível para pessoas com deficiência, dadas as caractectísticas da modalidade.
Até ao momento e, segundo o presidente da Associação Amigos do Autismo, existem já 15 inscrições de pessoas com autismo. Esta é, no entanto, uma modalidade que pretende abranger pessoas com outras deficiências, como é o caso da paralisia cerebral.
Para já a ideia é nova, há pouca procura, mas Marco Reis acredita que esta é uma oportunidade que muitos não vão deixar escapar. Há até já interessados do Porto na prática da vela adaptada.
"Vela para todos" é um projecto conjunto de várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Clube de Vela de Viana, a Associação Amigos do Autismo e a Associação Portuguesa Classe Access. A iniciativa vai decorrer nas instalações do Clube de Vela, na cidade de distrito.

Últimas