Menu

+

0

0

Destaques
Mundo
País

Vasco da Gama chegou à Índia há 522 anos – Lembra-se do relato de João Ricardo Pateiro?

20 Maio, 2020 - 19:25

850

0

PUB Foi a 20 de maio de 1498 que o navegador português Vasco da Gama chegou a Calecute, na Índia. Estava completa uma viagem por mar que tinha durado quase […]

PUB

Foi a 20 de maio de 1498 que o navegador português Vasco da Gama chegou a Calecute, na Índia. Estava completa uma viagem por mar que tinha durado quase um ano.

Já ia longe o dia 8 de julho de 1497, data em que a armada de três naus e um navio saiu de Lisboa. Estava realizado um dos maiores feitos da História de Portugal: a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Uma expedição que foi e é contada e recontada nos bancos da escola. Um feito épico eternizado por Luís de Camões n’Os Lusíadas e… por João Ricardo Pateiro, conhecido relatador de futebol da TSF, na rúbrica Mixórdia de Temáticas, da Rádio Comercial.

O hilariante relato da chegada de Vasco da Gama à Índia foi para o ar há três anos e ainda hoje prevalece na memória dos portugueses.

 

Oiça AQUI [som: Rádio Comercial]

 

 

Nascido em Sines, em 1469, Vasco da Gama é considerado um dos maiores navegadores portugueses na Era dos Descobrimentos. Pouco tempo antes de morrer, chegou a ser nomeado Vice-Rei da Índia. Faleceu a 24 de dezembro de 1524 em Cochim, na Índia.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

 

Últimas