PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Variante Valença/Monção/Melgaço no topo das prioridades da CIM (saiba as outras)

7 Setembro, 2026 - 17:27

1255

0

Investimento.

A construção da variante Valença/Monção/Melgaço até Salvaterra/As Neves, na Galiza, com nova ligação internacional numa extensão de 300 metros está no topo das prioridades rodoviárias da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

 

O documento, com um total de 10 pontos colocados por ordem de prioridade, foi aprovado pelos 10 presidentes de Câmara do Alto Minho, e apresentado aos jornalistas esta quinta-feira.

 

Ao lado desta variante, está também o prolongamento da A28 entre Vila Nova de Cerveira e o nó de Sapardos; ou até à futura variante de Valença, em função da solução a adotar após a realização dos estudos técnicos.

 

“O documento já foi apresentado ao Governo. Já reunimos com o Ministro responsável durante o mês de agosto e vamos ter agora nova reunião em setembro onde estará também presenta a Infraestruturas de Portugal. Neste momento, o compromisso do Governo é incluir já algumas destas prioridades em Resolução do Conselho de Ministros”, disse o Presidente da CIM, António Barbosa, aos microfones da Rádio Vale do Minho.

 

A ligação do IC28 à fronteira da Madalena, em Ponte da Barca, está também entre as principais prioridades. Logo a seguir, a ligação ferroviária direta ao porto de mar de Viana do Castelo.

 

Dentro dos estudos e projetos que devem ser “lançados desde já”, a CIM Alto Minho reivindica o “avanço dos estudos para a nova ponte transfronteiriça entre Caminha e A Guarda”, na Galiza.

 

É também pedida a requalificação da EN101, EN306, EN303, e EN301.

 

Por último, a CIM Alto Minho reivindica ainda uma nova ligação à A28, em Viana do Castelo, “em zona a definir a norte da cidade, de acordo com as soluções propostas nos estudos prévios a levar a efeito”.

 

“É o documento muito simples e direto, por forma a ir concretizando por etapas. Se pudermos fazer tudo em cinco anos, é melhor do que fazer em 10. É um documento aprovado e o objetivo é que consiga fazer o seu caminho. Mas isto são apenas as prioridades para a rodovia e o que estamos a fazer nesta área iremos fazê-lo noutras áreas”, assegurou Barbosa.

 

 

 

[crédito fotografia: arquivo/Município Monção]