PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Valorização dos estuários do Âncora, Coura e Neiva vai avançar. Obras poderão começar Setembro

7 Junho, 2011 - 16:43

196

0

A sociedade Polis Litoral Norte anunciou hoje a adjudicação da elaboração dos projetos para a valorização paisagística e ambiental dos estuários dos rios Âncora e Coura, em Caminha, no âmbito do projeto de requalificação costeira.

A sociedade Polis Litoral Norte acaba de anunciar a adjudicação da elaboração dos projectos para a valorização paisagística e ambiental dos estuários dos rios Âncora, Coura, em Caminha, no âmbito do projecto de requalificação costeira. Para o avançar desta elaboração de projectos, contribui o estudo hidráulico e fluvial aos três rios, realizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. À Rádio Vale do Minho, Duarte Figueiredo explica que este projecto se encontra inserido no plano estratégico da Polis Litoral Norte. Na opinião do administrador, a valorização destes estuários é fundamental, uma vez que há características naturais e paisagísticas que merecem, como diz, serem preservadas.
De acordo com a Polis Litoral Norte, o objectivo passa por criar condições que evitem os riscos de cheias e fomentar a divulgação e sensibilização do seu valor natural. Duarte Figueiredo garante que a valorização paisagística e ambiental é necessária, sobretudo, para que estes espaços possam ser utilizados pelas pessoas.
O administrador da Polis Litoral Norte acredita que as obras possam avançar daqui a três meses. As propostas gerais de intervenção para a reabilitação e valorização desses troços ribeirinhos serão desenvolvidos, em 80 dias, pelo gabinete Prospectiva. O projecto de execução para a intervenção no rio Neiva está a ser elaborado pela Câmara Municipal de Esposende.
A sociedade Polis Litoral Norte deverá investir, até 2013, cerca de 90 milhões de euros nos concelhos de Viana do Castelo, Esposende e Caminha, numa extensão de 50 quilómetros de costa. Vai abranger ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Lima e Cávado, numa área total de cinco mil hectares, com mais de 40 projetos de requalificação da costa para executar.

Últimas