O Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, mostrou-se esta terça-feira muito satisfeito com o andamento das obras de construção da nova residência académica de Valença.
Os trabalhos começaram no passado mês de abril.
A conclusão está prevista para o final do ano. A obra está a cargo do grupo Casais.
O investimento previsto ronda os 2,2 milhões de euros.
“Está tudo a correr conforme o previsto. Esta é uma construção inédita aqui em Valença. É o único e o primeiro projeto público de construção sustentável. Não só no modo de construção como também em todas as questões ambientais. É uma grande satisfação sermos pioneiros neste tipo de construção”, referiu José Manuel Carpinteira.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
O novo edifício vai ficar localizado na zona escolar e desportiva de Valença, onde em tempos funcionaram os estaleiros municipais.
A área de implantação desta residência são 400 metros quadrados. A área total ronda os 1.200 metros quadrados.
O edifício terá três pisos. O primeiro e segundo andar serão compostos por quartos, com uma ou duas camas.
No rés do chão existirá uma área de lazer, de estudo, copa e ainda com dois quartos para estudantes com mobilidade condicionada.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho/Grupo Casais]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
“Neste momento estamos na fase de montagem. Está a ser montado o esqueleto do edifício, com lages híbridas. As fachadas são pré-fabricadas, com pilares estruturais de madeira mas que já vêm com caixilharia, vidro e ventilação natural”, explicou Carlos Fernandes, do Grupo Casais.
“Está tudo a decorrer conforme o plano inicial. É uma obra pensada ao pormenor, quase executada ao minuto”, destacou o responsável.
No total serão 32 quartos. Terão capacidade para alojar 54 estudantes. Todos os quartos terão casa de banho individual.
Um dos pormenores onde este edifício marca a diferença é “uma mudança de paradigma” que torna esta residência “numa construção sustentável”.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho/Grupo Casais]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
De acordo com a empresa, a madeira é um dos principais materiais utilizados bem como o cimento verde que é reutilizado.
“A pegada ecológica será muito inferior relativamente a outras obras que têm sido feitas até agora”, sublinha o Grupo Casais
O prazo de execução são 240 dias. A obra deverá ficar concluída, portanto, ainda antes do final do ano.
A escolha deste espaço, pelo Município de Valença, teve em conta a proximidade à Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença (ESCE), bem como à Piscina, Pavilhões Desportivos, Biblioteca Municipal e acesso à rede de transportes públicos.
A ESCE conta, atualmente, com mais de 650 alunos e é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, constando da sua oferta formativa várias licenciaturas, mestrados, pós-graduações e cursos técnicos superiores profissionais na área das ciências empresariais.
Comentários: 0
0
0