PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Tui: Jorge Mendes acredita que Eurocidade vai continuar a projetar os dois municípios

11 Novembro, 2016 - 10:30

193

0

Eurocidade Valença/Tui é constituída por mais de 35 mil habitantes. Foi criada com o principal objectivo de cooperação no âmbito europeu, tornando-se num modelo de exemplo para a Europa.

O presidente da Câmara de Valença acredita que a Eurocidade Valença/Tui vai continuar a projetar cada vez mais o nome destes dois municípios. O Protocolo de Cooperação foi assinado em 2012. Quatro anos depois, Jorge Mendes mostra-se satisfeito e confiante num futuro risonho para este projeto. “Arrancou sólido e tem-se enraizado. Hoje as pessoas falam da Eurocidade, que era algo que se estranhava há uns anos atrás quando demos este passo”, disse o autarca à Radio Vale do Minho durante a Grande Entrevista, emitida recentemente. “As atividades desportivas e culturais que temos realizado têm-nos dado projeção aqui e além fronteiras”, salientou.
A Eurocidade Valença/Tui é constituída por mais de 35 mil habitantes. Foi criada com o principal objectivo de cooperação no âmbito europeu, tornando-se num modelo de exemplo para a Europa, já que se trata de um novo modelo de cidadania europeia de espaço singular. “A principal coisa que nos une é o rio, que tem uma ponte. Temos por isso de partilhar. Em alguns fóruns costumo dizer que faço com Tui o que não faço, por exemplo, com Vila Nova de Cerveira ou com Monção”, continuou o edil valenciano. “Há um projeto político que é comum, que é a Eurocidade. Não é um projeto de partidos, mas sim de afirmação política de Valença e Tui na Euroregião e também lá fora”, recordou Jorge Mendes.
Estipulados no Protocolo de Cooperação assinado em 2012, os principais objetivos da Eurocidade Valença/Tui passam por aumentar e fortalecer os laços que unem estas duas cidades fronteiriças, com o intuito de desenvolver a cooperação para facilitar um desenvolvimento próspero e qualidade de vida melhorada para os seus habitantes; promover a convergência a nível económico, social, cultural, ambiental e institucional, para ultrapassar a barreira imposta pela fronteira e facilitando o desenvolvimento territorial e socioeconómico; através de serviços comuns, dinamizar a convergência entre pessoas de ambas as cidades, realçando a cooperação e com o objectivo de emparelhar recursos e esforços de maneira a gerir conjuntamente os serviços e instalações municipais das duas cidades; promover a fixação de empresas privadas em ambas as cidades, facilitando assim o crescimento económico e um maior grau de industrialização e comercialização de produtos, resultando no bem estar pessoal e social dos respectivo habitantes; promover o desenvolvimento de projectos conjuntamente em áreas de interesse comum.

Pode ouvir a «Grande Entrevista» com o presidente da Câmara de Valença AQUI [copie o link para a barra de endereços]:

Últimas