PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/CAO: Obras de requalificação reforçam capacidade do centro

17 Novembro, 2016 - 02:01

226

0

Obra contou com uma verba de 40 mil euros, concedida pela Câmara Municipal. A par deste apoio a autarquia valenciana ajudou, ainda, com diversos materiais necessários para complementar a obra.

O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Valença aumentou a capacidade. Terminadas as obras de requalificação, o CAO passa a poder acolher 30 utentes, possibilitando o regresso de cidadãos que, por falta de espaço, estavam deslocalizados da sua área de residência em Melgaço.
A intervenção incidiu na readaptação completa do edifício com a criação de novas áreas, nomeadamente ginásio, balneários, sala sensorial, gabinete médico. Todas as demais áreas foram readaptadas dando novas funcionalidades ao centro.
A obra contou com uma verba de 40 mil euros, concedida pela Câmara Municipal. A par deste apoio a autarquia valenciana ajudou, ainda, com diversos materiais necessários para complementar a obra.
O CAO de Valença, recorde-se, é uma estrutura de apoio ao cidadão com deficiência mental que tem um conjunto de valências. A estrutura funciona num edifício municipal, na avenida 25 de abril, gerido pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Os utentes do CAO de Valença dispõem de ateliers de artesanato, AVD, reciclagem de papel, reciclagem de madeira, plásticos entre outros e sala de acompanhamento individualizado. A par destas atividades o centro proporciona atividades complementares de que se destacam atividades aquáticas, equitação terapêutica, expressão dramática, snoezelen, canoagem, tiro com arco, teatro, programa de saúde e de promoção da diferenciação emocional “Eu e o Outro”. O CAO tem, ainda, valências de Intervenção técnico/terapêutica nas áreas da psicologia, serviço social e serviço de saúde. Os utentes dispõem também de uma área residencial, com um lar de apoio que proporciona aos residentes um ambiente familiar e de bem-estar.

Últimas