PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença volta a mostrar canhões

13 Novembro, 2023 - 20:30

1294

0

No Paiol de Marte.

Já é possível apreciar novamente os quatro canhões da Fortaleza de Valença.

 

Foi assinado esta segunda-feira um protocolo entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.

 

O Exército Português esteve representado na cerimónia pelo Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, diretor da Direção de História e Cultura Militar e o Município de Valença, pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

No ato, José Manuel Carpinteira salientou que “voltamos a colocar à visualização de todos estes canhões, elementos de incalculável valor histórico e patrimonial da nossa Fortaleza e que tantas memórias proporcionaram a gerações de valencianos e turistas”.

 

O Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, disse, na sua intervenção , que “a Fortaleza de Valença é uma verdadeira preciosidade e estes canhões são testemunhos de Portugal”.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

As quatro peças de campanha, pertencentes ao Museu Militar de Lisboa, passam a integrar as exposições permanentes do Núcleo Museológico Municipal e do Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas, no Paiol de Marte.

 

Trata-se de quatro peças de campanha datadas de 1778, 1797 e 1801.

 

Este protocolo surge da necessidade de proteger e salvaguardar, com todas as condições necessárias, estes emblemáticos canhões, após o roubo de uma das peças, que estava no baluarte do Socorro, em junho de 2022.

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas