PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença viveu um dia histórico há 13 anos – Lembra-se?

12 Junho, 2022 - 21:07

1056

0

Efeméride.

Começou por chamar-se Contrasta. Até que em 1262, recebeu o foral pelas mãos do Rei D. Sancho I e passou então a ser designada por Valença, várias vezes designada por Valença do Minho para evitar confusões com Valença do Douro, freguesia do concelho de Tabuaço, no distrito de Viseu.

 

Foi no dia 12 de junho de 2009 que Valença viveu um dia histórico. Foi elevada a cidade. Nesse ano contava com mais de 14.100 habitantes. Os últimos censos, datados de 2021, referem 13.634.

 

Apesar da descida demográfica, Valença viveu importantes momentos nestes últimos 13 anos. Entre eles a fundação da Eurocidade Valença/Tui, em 2012 e a chegada do comboio de tração elétrica, no ano passado.

 

Foi também no ano passado, já na reta final, que José Manuel Carpinteira passou a presidir ao Município. Entre iniciativas inovadoras e captação de investimento, Valença é agora o melhor concelho entre os seis do Vale do Minho para viver, residir e negociar, segundo ranking anual da consultora Bloom Consulting.

 

Firme na devoção a São Teotónio, padroeiro da cidade, Valença prepara-se agora para um Verão em plena normalidade após dois anos de restrições pandémicas. A rampa do Monte do Faro chega já a 25 e 26 de junho. 

 

No entanto, as grandes festas do concelho são as Festas em Honra de Nª Srª do Faro. Acontecem em meados do mês de agosto e este ano vão naturalmente regressar em força.

 

Valença é hoje uma das únicas duas cidades Alto Minho. A outra é a capital do distrito: Viana do Castelo.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas