PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Viu ambulâncias em São Pedro da Torre? Foi um simulacro – Veja as FOTOS

10 Dezembro, 2022 - 11:40

2081

0

Livex Linha do Minho 2022.

A freguesia de São Pedro da Torre, em Valença, foi palco durante a madrugada deste sábado de um simulacro da Proteção Civil Distrital. A operação decorreu entre as 0h00 e as 2h00 – foi denominada Livex Linha do Minho 2022.

 

O exercício simulou um acidente ferroviário, na linha do Minho, à altura da passagem de nível de São Pedro da Torre, entre um comboio, um veículo pesado com matérias perigosas e um veículo ligeiro.

 

A ação pretendeu testar os procedimentos, a articulação entre as estruturas gestoras da emergência, bem como testar a prontidão e operacionalidade dos meios no terreno.

 

 

Veja as fotos [créditos: DR]

 

 

 

Neste exercício foram utilizados, pela primeira vez, os equipamentos novos dos Bombeiros de Valença de ação em desastre com matérias perigosas, financiados pela CIM Alto Minho.

 

Esta ação contou com a participação do Centro Operacional do Norte do 112, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e coletividades da freguesia, Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Comboios de Portugal, Bombeiros Voluntários e municipais de todo o Alto Minho, Cruz Vermelha, GNR, PSP, Infraestruturas de Portugal, INEM, SEF e Câmara Municipal de Valença, através dos Serviços de Proteção Civil.

 

“Atendendo à recente eletrificação do troço da Linha do Minho, que liga Viana do Castelo a Valença e ao fluxo avultado de circulação transfronteiriça de pessoas e bens, torna-se necessária a realização deste tipo de exercícios de modo a testar, preparar e dotar os nossos APC para a eventualidade da ocorrência deste tipo de situação e para execução do socorro de forma segura para todos os intervenientes”, realçaram os responsáveis pela iniciastiva.

 

Este exercício enquadrou-se no Plano Distrital de Proteção Civil.

 

 

[Fotografias: DR]

Últimas