PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença: Visitar um acampamento romano na Fortaleza

23 Março, 2023 - 18:46

1863

1

Via Crucis.

Um acampamento romano, localizado no Baluarte do Faro, vai ser uma das zonas temáticas da iniciativa Via Crucis que este ano regressa a Valença.

 

Conforme noticiou já a Rádio Vale do Minho, após o êxito do ano passado, a Fortaleza de Valença volta a ser palco nos próximos dias 1 e 2 de abril da recriação histórica da vida de Jesus Cristo.

 

A recriação deste acampamento milenar constará de duas tendas romanas onde se poderão ver armamentos, combates entre soldados, uma biga romana (carro de combate) e vivências da época.

 

Vão também existir outras zonas temáticas na edição deste ano:

 

  • Mercado Nazareno, localizado no parque de estacionamento da Coroada, contará com a presença de artesãos, mercadores de produtos tradicionais, bem como uma área gastronómica com tabernas;
  • Zona de Jogos e Diversões infantis, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com com jogos de equilíbrio e destreza, dois carrosséis para a diversão da pequenada, um baloiço de barco e um carrossel circular;
  • Calvário, localizado no Baluarte do Faro, contará com as 3 cruzes e será o palco da Crucificação;
  • Túmulo, localizado no Baluarte de São João, será o palco da maior parte das encenações de domingo;
  • Aldeia dos Ofícios, localizada no Largo do Bom Jesus, na Coroada, contará com uma área de recriação de ofícios e vivências da época. Numa tenda teremos a demonstração de ofícios como a moagem manual de cereais, o curtimento da pele e a lavagem da lã. Uma fogueira com o pote de ferro, cercas de madeira com animais domésticos (galinhas, patos e uma cabrinha) e a cerca do burrinho completarão o quadro.

 

 

No total, entre 1 e 2 de abril, a Fortaleza de Valença vai ser palco de uma recriação histórica, com 17 encenações teatrais de passagens da Bíblia, relacionadas com os principais capítulos da Vida de Jesus Cristo.

 

No sábado, 1 de abril, serão recriados o batismo, o milagre do pão, a chegada a Jerusalém, a prova do pão ázimo, a Última Ceia, a captura de Jesus, a vigília romana, o julgamento, o jantar na taberna, a Via Sacra e terminará com a Crucificação.

 

No domingo, 2 de abril, de manhã será possível acompanhar os treinos no acampamento romano, seguido da Imagem da Pietà (quadro vivo), o velório, a prova do pão ázimo, a ressurreição, a apresentação de lutas no acampamento romano e terminará com a aparição.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município de Valença]

Tópicos:

#História

Últimas