PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Vieira da Silva inaugurou obras de requalificação do CAO

18 Novembro, 2016 - 17:08

150

0

Quase duas décadas após ter nascido o Centro de Atividades Ocupacionais amplia-se. Permite dar 100% de resposta às necessidades dos cidadãos com deficiência mental do concelho.

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, inaugurou esta sexta-feira as obras de requalificação do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Valença. O espaço, recorde-se, aumentou a capacidade. Terminadas as obras de requalificação, o CAO passa a poder acolher 30 utentes, possibilitando o regresso de cidadãos que, por falta de espaço, estavam deslocalizados da sua área de residência em Melgaço.
A intervenção incidiu na readaptação completa do edifício com a criação de novas áreas, nomeadamente ginásio, balneários, sala sensorial, gabinete médico. Todas as demais áreas foram readaptadas dando novas funcionalidades ao centro.
A obra contou com uma verba de 40 mil euros, concedida pela Câmara Municipal. A par deste apoio a autarquia valenciana ajudou, ainda, com diversos materiais necessários para complementar a obra. Durante a manhã, Vieira da Silva passou também por Melgaço onde inaugurou duas novas valências Centro Ocupacional da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), na freguesia de Prado. No seu discurso, o governante garantiu que o Governo vai reforçar proteção social das pessoas com deficiência. “Já em 2017, irá ser desenvolvido um novo modelo de proteção social. Temos a ambição de criar condições para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida independente, sempre que tal seja possível”, disse Vieira da Silva. “Vamos por isso criar esses instrumentos de apoio à vida independente. Queremos que as pessoas tenham condições para desenvolver atividades profissionais e tantas vezes são afastadas dessa possibilidade. Ou por vezes nem têm a confiança necessária porque sabem que se aceitarem uma oportunidade de trabalho podem pôr em risco a sua proteção social. Isso tem de acabar!”, considerou. “É nisso que estamos a trabalhar. Espero que 2017 seja um ano importante e de mudança”.
O CAO de Valença, recorde-se, é uma estrutura de apoio ao cidadão com deficiência mental que tem um conjunto de valências. A estrutura funciona num edifício municipal, na avenida 25 de abril, gerido pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Os utentes do CAO de Valença dispõem de ateliers de artesanato, AVD, reciclagem de papel, reciclagem de madeira, plásticos entre outros e sala de acompanhamento individualizado. A par destas atividades o centro proporciona atividades complementares de que se destacam atividades aquáticas, equitação terapêutica, expressão dramática, snoezelen, canoagem, tiro com arco, teatro, programa de saúde e de promoção da diferenciação emocional “Eu e o Outro”. O CAO tem, ainda, valências de Intervenção técnico/terapêutica nas áreas da psicologia, serviço social e serviço de saúde. Os utentes dispõem também de uma área residencial, com um lar de apoio que proporciona aos residentes um ambiente familiar e de bem-estar.

Últimas