PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença vai ter uma Feira de Vinhos (e está quase a chegar)

15 Maio, 2024 - 17:15

26

0

Os melhores vinhos. De um e do outro lado da fronteira.

Chama-se Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste. Um evento inédito que vai realizar-se em Valença, no interior da Fortaleza, nos próximos dias 14 e 15 de junho.

 

Uma mostra onde vão juntar-se os melhores vinhos de Valença e da Galiza num “evento de promoção vínica e cultural” que “ambiciona agregar um terroir transfronteiriço, que abarca o Minho e a Galiza, e é berço de um conjunto de vinhos que partilham uma identidade muito própria”, referiu a organização esta quarta-feira durante a apresentação do evento.

 

Visivelmente satisfeito, o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, acredita que a iniciativa vai tar muito êxito.

 

“Valença tem a fronteira mais movimentada da Península Ibérica. Estamos situados no centro da Eurorregião Norte de Portugal/Galiza. O Noroeste Penínsular é uma região onde o vinho tem grande protagonismo desde o tempo dos romanos. A cultura da vinha e do vinho tem tido aqui grande importância”, recordou o autarca.

 

“Temos as condições ideais para promover o vinho, sobretudo das nossas adegas e dos pequenos produtores. Isto porque muitos deles têm a qualidade que pretendemos dar a conhecer com este evento”, explicou.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Carpinteira frisou imediatamente que o Município não tem a “pretensão” de sobrepor-se a “outras festas do vinho” existentes na região.

 

“Queremos apenas situar o vinho com a nossa gastronomia e com a nossa cultura”, clarificou o Presidente da Câmara acreditanto que o evento vai dinamizar económica e turisticamente o concelho e tudo à volta.

 

 

 

[Fonte: Divulgação]

 

 

 

Sobre as castas presentes, a organização fala de “um património genético e contexto edafoclimático similares onde, dos dois lados da fronteira, brilham castas como o alvarinho, loureiro, trajadura e galeguinho, partilhando uma sabedoria ancestral e uma arte de saber fazer o vinho apurada ao longo de séculos de uma história comum”-

 

“São estes os Vinhos do Atlântico do Noroeste, frescos, irreverentes e de múltiplas expressões, que encontram em Valença o palco internacional para uma mostra capaz de unir grandes referências do Noroeste Ibérico”.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Durante esta mostra, foi anunciado, haverá uma gala vínica e também vários espetáculos musicais.

 

 

[Fotografia capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas