PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença: Ele vai rivalizar com a lampreia a partir de sexta-feira – Já provou?

10 Fevereiro, 2020 - 17:53

189

0

PUB A lampreia vai sendo rainha por estes dias em todo o Vale do Minho, mas em Valença há também um outro prato considerado de excelência: o Bacalhau à São Teotónio.  […]

PUB

A lampreia vai sendo rainha por estes dias em todo o Vale do Minho, mas em Valença há também um outro prato considerado de excelência: o Bacalhau à São Teotónio. 

Afamado no concelho, é o produto gastronómico mais presente na restauração local. À semelhança dos anos anteriores, realiza-se entre a próxima sexta-feira e domingo mais uma edição do fim-de-semana dedicado a este prato. São várias dezenas de restaurantes aderentes que irão servi-lo à boa maneira valenciana.

Batizado com o nome do Santo padroeiro da cidade, o prato é celebrado no fim-de-semana mais próximo [ou coincidente] com o Feriado Municipal: 18 de fevereiro – Dia de São Teotónio, que este ano calha uma terça-feira.

Durante os três dias, valencianos e visitantes poderão provar o afamado Caldo Verde e os Borrachinhos de Valença, como sobremesa. Acompanham os Borrachinhos de Valença, uma sobremesa tradicional de Valença. Uma iguaria da doçaria conventual valenciana à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.

 

Quem foi São Teotónio?

 

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. É o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. É conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

[Fotografia: Bacalhau à São Teotónio / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas