PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença vai requalificar Centro de Saúde – Veja como vai ficar

6 Fevereiro, 2024 - 20:17

815

1

Estrutura existente data de 1991.

Valença vai avançar com a requalificação do Centro de Saúde.

 

O investimento vai rondar os 2 milhões de euros, financiados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência .

 

A Câmara Municipal de Valença assinou o Contrato Interadministrativo de Colaboração com a ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, no passado dia 30 de janeiro, no âmbito da colaboração para requalificação do Centro de Saúde.

 

A assinatura deste contrato permite à Câmara Municipal avançar com a candidatura ao PRR, com vista à concretização da intervenção, que consiste na requalificação da estrutura existente, datada de 1991, e na construção de um novo edifício.

 

“Requalificar o Centro de Saúde é urgente, necessário e estratégico para dar uma resposta de serviços de saúde primários mais qualificados no nosso concelho. Trata-se de um investimento muito desejado e muito importante para Valença”, refre o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

Para além destas obras a Câmara Municipal tem pugnado, junto da ULSAM e da tutela, “pela constante melhoria dos cuidados de saúde prestados à população com novas especialidades médicas, descentralizadas do hospital central da ULSAM, em Viana do Castelo”.

 

O Centro de Saúde de Valença dispõe atualmente de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Endocrinologia, Pediatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI (quinzenalmente) para apoio aos toxicodependentes, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.

 

Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil, saúde juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por 10 médicos e 10 enfermeiros.

 

 

 

[Fotografia: Município Valença]

 

 

 

“Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que estão criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes, em regime de consulta aberta, e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP)”, refere a autarquia.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Valença]

Últimas