PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença vai homenagear antigo cônsul de Espanha e Sociedade Xacobeo no Dia de São Teotónio

15 Fevereiro, 2015 - 12:20

176

0

Homenageados vão receber a Medalha de Mérito Municipal pelos contributos que deram à cidade.

O antigo cônsul de Espanha em Valença, José Luís Padiña e a Sociedade Xacobeo vão ser os homenageados na sessão solene evocativa do Feriado Municipal de Valença, a realizar-se na próxima quarta-feira, dia de São Teotónio e dos Valencianos.
O Cônsul José Luís Pardiña, enquanto representante do estado espanhol na cidade de Valença, durante 33 anos, “deu um contributo fundamental, não só para o acompanhamento e acolhimento da comunidade espanhola que por cá reside ou nos visita, mas, também, e sobretudo no estreitamente de laços entre as duas margens do rio Minho que deu origem a uma Eurocidade”, refere a autarquia.
A Sociedade Xacobeo, desde 1994, mantém uma parceria com a Câmara de Valença na investigação, promoção e dinamização dos Caminhos de Santiago. Uma parceria com mais de 20 anos “que tem proporcionado a recuperação dos Caminhos de Santiago como um dos grandes referentes de Valença. Hoje, passam pela cidade, a caminho de Santiago, mais de 30 mil peregrinos ano, sendo fator de dinamização económica, cultural e social do concelho”, sublinha ainda a edilidade. Os homenageados vão receber a Medalha de Mérito Municipal pelos contributos que deram à cidade.
Recorde-se que o Feriado Municipal evoca São Teotónio, nascido em Valença e primeiro santo português, um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento meritório das instituições e personalidades dinamizadores e de projeção da cidade. Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
As cerimónias oficiais estão agendadas para as 11h00 na Junta de Ganfei, antecedidas da eucaristia, este ano, no Convento de Ganfei, às 9h30. Nove dias de atividades, entre 13 e 22 de fevereiro, em Ganfei e pelo concelho vão proporcionar trilhos, concertos, teatro, feira de artesanato e visita do Bispo da Diocese. “Este é o dia de Valença e da identidade valenciana, uma oportunidade para reconhecer quem, com mérito, tem dado contributos valiosos à dinamização da sociedade local e à afirmação de Valença na região e no mundo”, realça o presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes.

Últimas