PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença vai distinguir Tui com Medalha de Mérito no dia de S. Teotónio

13 Fevereiro, 2020 - 18:33

102

0

PUB Valença vai galardoar a cidade vizinha galega de Tui com a medalha de Mérito Municipal. A distinção vai ser atribuída no próximo dia 18 de fevereiro, durante a Sessão […]

PUB

Valença vai galardoar a cidade vizinha galega de Tui com a medalha de Mérito Municipal. A distinção vai ser atribuída no próximo dia 18 de fevereiro, durante a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal – Dia de São Teotónio. A justificar esta distinção, o Município lembra  “a vontade coletiva de um caminhar conjunto com Valença”.

Nesta sessão vão ainda ser distinguidos o Centro de Atividades Ocupacionais de Valença por 24 anos de trabalho em prol do cidadão com deficiência e respetivas famílias; e António Lima de Sousa, a título póstumo.

De referir ainda que, pela primeira vez e com objetivo de “reforçar a identidade de Valença”, todos os edifícios públicos da cidade e sedes de Junta de Freguesia vão hastear a bandeira do concelho nessa data.

 

Programa começa dia 17, segunda-feira

 

Valença prepara-se para festejar S. Teotónio, padroeiro da cidade. As festividades decorrem este ano nos próximos dias 17 e 18 de fevereiro.

No dia 17, segunda-feira, o programa inicia no Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV) com o concerto do 34º aniversário do Grupo Coral Polifónico de S. Teotónio. O espetáculo está marcado para as 21h30.

No dia seguinte – Feriado Municipal – o programa começa logo pelas 9h30 em Ganfei e não na Fortaleza como vinha sendo habitual. A cerimónia da deposição da coroa de flores será realizada não na imagem no interior do amuralhado mas na congénere localizada na localidade onde o Santo nasceu.

Pelas 10h00, começa a Sessão Solene a realizar-se na Junta daquela freguesia. Uma hora depois, decorrerá a Eucaristia, seguida de procissão. Trata-se de mais uma alteração. Recorde-se que a Sessão Solene vinha sendo realizada após a Eucaristia e Procissão.

São Teotónio nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. É o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. É conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

[Fotografia: Bandeira de Tui / Direitos Reservados]

 

PUB

Últimas