PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Valença

Valença vai dar e ensinar a fazer armadilhas para apanhar este perigoso inseto

11 Março, 2026 - 17:00

2386

0

“A Apicultura e a Vespa Velutina”.

O Centro de Interpretação do Mosteiro de Sanfins recebe na próxima sexta-feira, 13 de março, às 16h30, uma ação de sensibilização dedicada a um dos maiores desafios atuais da apicultura: o combate à vespa velutina.

 

A iniciativa, intitulada “A Apicultura e a Vespa Velutina”, pretende alertar e capacitar os apicultores para enfrentar esta espécie invasora, responsável por elevados prejuízos nas colmeias e por um forte impacto nos ecossistemas locais.

 

A sessão será orientada por técnicos municipais e incluirá uma componente teórica onde serão abordados vários aspetos essenciais para a identificação e controlo desta espécie, nomeadamente a caracterização da vespa velutina, o seu ciclo reprodutivo, os impactos na atividade apícola e na biodiversidade, bem como os principais tipos de armadilhas e os seus predadores naturais.

 

Para além da vertente informativa, a iniciativa terá, também, uma componente prática: Um workshop de construção de armadilhas artesanais vai ensinar técnicas simples e eficazes para fabricar dispositivos de captura com materiais acessíveis.

 

No final, serão ainda distribuídas armadilhas pelos participantes, reforçando assim os meios de combate à espécie no território.

 

Com esta ação, o Município pretende reforçar a mobilização dos apicultores e da comunidade para uma luta que exige vigilância contínua e cooperação entre entidades, técnicos e produtores.

 

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Valença, em colaboração com a Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima (APIMIL).

 

 

 

[crédito fotografia: DR]