PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença vai colocar seniores a realizar atividade física

29 Setembro, 2022 - 13:15

355

0

Para todos os habitantes residentes no concelho de Valença com mais de 60 anos de idade.

Valença quer os menos jovens a realizar atividade física. Para isso vem aí o programa Vida Ativa. Trata-se de um programa do Município, que tem como objetivo “promover e melhorar a qualidade de vida dos idosos”.

 

Pretende também, segundo a autarquia, “reduzir e diminuir a incapacidade causada pelo envelhecimento”.

 

A população-alvo para este projeto são todos os habitantes residentes no concelho de Valença com mais de 60 anos de idade (inclusive). As aulas serão realizadas em grupos constituídos no mínimo por 5 pessoas e até um máximo de 25 pessoas.

 

O programa Vida Ativa vai de encontro às necessidades da população-alvo, atingindo os principais objetivos a que se propôs não só do ponto de vista social, mas também do ponto de vista da saúde.

 

“A atividade física é hoje entendida como uma tarefa prioritária no desenvolvimento de competências que permitam ao idoso realizar as suas tarefas básicas diárias independentemente do auxílio de terceiros. Assim, e dado que a qualidade de vida está intimamente associada a um bom desempenho motor, a prática regular, controlada e orientada, torna-se determinante neste grupo etário”, recorda o Município.

 

Os idosos interessados em participar no programa deverão efetuar as suas inscrições na sede de Junta de Freguesia da sua área de residência.

 

Não há a necessidade de apresentação de atestado médico declarando a robustez física indispensável para a prática desportiva de atividade física. Nesta caso, irá ser adoptado o preceituado na Lei 5/2007, de 16 Janeiro, art.º 40, n.º 2, segundo o qual constitui especial obrigação do praticante assegurar-se, previamente, de que não tem quaisquer contra-indicação para a prática de atividade física.

 

O programa tem início no próximo dia 3 de outubro e dura até 30 de junho 2023.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas