Menu

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença/Tui: Vem aí o MUMi – Uma feira de música que promete dezenas de espetáculos

5 Maio, 2021 - 16:52

2

0

PUB “Coragem e determinação”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, elogiou esta quarta-feira a organização do MUMi – Músicas no Minho. Trata-se de […]

PUB

“Coragem e determinação”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes, elogiou esta quarta-feira a organização do MUMi – Músicas no Minho. Trata-se de uma feira profissional de música e cultura organizada pela Eurocidade Valença/Tui. 

Está programado para decorrer entre 9 e 11 de setembro deste ano, estando a organização a cargo de uma associação que integra empresas, profissionais e coletivos do sector musical galego e português.

“Estamos sedentos, ávidos de espetáculos, de música. Não é a mesma coisa estar ‘online’”, sublinhou Manuel Lopes esta quarta-feira na sessão de apresentação do evento. “Nós os minhotos e galegos sem espetáculos e sem música não conseguimos vivemos. Os galegos com uma pandeireta e uma gaita de foles fazem a festa. É uma alegria”, descreveu.

Para Manuel Lopes, este é o “embrião” de um evento que promete ser um “sucesso” nos próximos anos.

De acordo com o Alcalde de Tui, “o retorno económico estimado nas duas edições é de cerca de 120 mil euros com a realização de 60 de eventos, sendo que o investimento de 30 mil euros, será dividido pelas duas cidades”, disse Enrique Cabaleiro.

Está “previsto um crescimento anual de cerca 15%” do retorno, o que permitirá, “num horizonte de cinco anos, atingir os 300 mil euros”, acrescentou.

De acordo com a organização, o programa do primeiro mercado profissional de música e cultura, organizado por 10 a 12 associações de artistas portugueses e galegos, inclui a realização de 60 eventos culturais nos dois concelhos que compõem a eurocidade de Valença e Tui.

O MUMi – Músicas no Minho promete  reunir artistas e bandas, promotoras, empresas de ‘management’, festivais, editoras, empresas de serviços e produção, para partilhar ideias, criar sinergias sólidas, estabelecer novas redes de contactos e conhecer novas propostas.

 

[Fotografia: Município de Tui]

 

PUB

 

Últimas