PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Eurocidade Valença/Tui

Valença/Tui: Trail Noturno voltou a ser um êxito – Cerca de 400 atletas voltaram a unir dois países

4 Novembro, 2018 - 11:03

374

0

Cerca de 400 participantes deram este sábado corpo a mais uma edição do Urban Trail Night Eurocidade. Uma prova de atletismo que ligou Valença a Tui, num total de 14 […]

Cerca de 400 participantes deram este sábado corpo a mais uma edição do Urban Trail Night Eurocidade. Uma prova de atletismo que ligou Valença a Tui, num total de 14 quilómetros. “Estou muito satisfeito. Estamos a manter o nível de uma prova que se mantém em destaque”, disse o vereador do Desporto na Câmara de Valença à Rádio Vale do Minho. No entanto, a esmagadora maioria dos atletas falava espanhol. “O desposto está mais vincado nos nuestros hermanos do que aqui em Portugal. Se bem que, de ano para ano, os portugueses começam a ser mais praticantes das diversas modalidades que passam não só pelo atletismo mas também pelo BTT entre outras”, referiu José Monte.

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o vereador do Desporto manifestou uma vez mais a ambição de dar um caráter mais europeu a esta prova. “Poderá passar, por exemplo, por incluir prémios monetários nesta prova que tem um caráter especial. Para além de ser praticada à noite, é feita em dois países e atravessa uma ponte centenária”, apontou.

Também bastante satisfeito com a adesão estava o presidente da Câmara de Valença. “Está aqui uma belíssima moldura humana, o que demonstra que esta prova teve uma boa organização desde o princípio”, realçou Jorge Mendes. Já no que diz respeito à possibilidade de atribuir prémios monetários em futuras edições, o edil valenciano mostrou algumas reservas. “Isso tem de ser muito ponderado. O chamariz pode funcionar de tal forma que poderemos vir a ter craques que fazem este trail num instante e depois correremos o risco dos outros desanimarem”, concluiu com um sorriso.

E por falar em craques… a edição deste ano contou com a presença de Marco Carraux, um valenciano que tem brilhado nas últimas edições do Ultra Trail do Mont Blanc. Trata-se de uma das mais exigentes provas do mundo. E quando dizemos exigentes, não estamos a exagerar: trata-se de uma ultramaratona de montanha. São cerca de 170 quilómetros pelos Alpes, atravessando a França, a Itália e a Suiça. Com um desnível positivo de 9.400 metros, é considerada a corrida em trilha mais prestigiada da Europa. Tem uma média de dois mil participantes em cada edição. Enquanto os mais rápidos completam o percurso em pouco mais de 20 horas, a maioria dos corredores fazem-no entre 30 e 45 horas. Não há qualquer prémio monetário para os vencedores. “Este tipo de trail não é bem a minha praia, dado que se trata de uma prova de intensidade… mas é um treininho. E como é na minha terra, não posso faltar”, disse o atleta que participou neste trail noturno pela segunda vez. Com 41 anos, Marco Carraux mostra uma saúde e uma vontade férrea em continuar a correr. “Sempre fui uma pessoa ligada ao desporto. Mas esta é uma prova diferente. É noturna e gosto muito de correr à noite”, finalizou.

O Urban Trail Night fez parte do calendário de atividades desportivas da Eurocidade desenvolvidas em conjunto pelos dois municípios.

 

Marco Carraux, valenciano que tem brilhado no Ultra Trail Mont Blanc, correu no Trail Noturno Eurocidade

PUB

 

 

Últimas