PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Valença/Tui: Primeira travessia turística de barco já tem data marcada

18 Dezembro, 2021 - 15:58

580

0

Percurso fluvial é gratuito e tem duração de uma hora.

A primeira travessia fluvial de âmbito turístico do Rio Minho entre Valença e Tui vai realizar-se no próximo dia 27 de dezembro. A data foi avançada este sábado pelo Município de Valença, um dia depois deste projeto ter sido apresentado, recorde-se, em Salvaterra de Miño.

 

Apurou a Rádio Vale do Minho que a embarcação sairá às 15h00 (hora portuguesa) do Embarcadero do Passeo Fluvial de Tui. No entanto, não fará paragem do lado de Valença. O percurso terá a duração de sensivelmente uma hora com desembarque no mesmo ponto de partida.

 

A embarcação, com 24 lugares disponíveis, terá capacidade para 15 pessoas, de forma a cumprir as recomendações de distanciamento da Direção Geral de Saúde. Começa a funcionar na última semana deste ano, coincidindo com o período festivo do Natal e Ano Novo.

 

Encontrando-se disponível ao público todos os fins de semana e nos períodos festivos, o percurso fluvial, gratuito e com duração de uma hora, pode ser feito a titulo individual, com saída às 15h00 (hora portuguesa). Não é preciso marcação, subindo a bordo os primeiros 15 passageiros.

 

“Este é um projeto muito importante para reforçar a cooperação transfronteiriça porque tem como eixo central o nosso rio Minho. Com esta rota vamos dar a conhecer melhor o nosso rio, o património natural e ajudar a divulgar, também, o património cultural e gastronómico”, referiu o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpineira. “Acredito que é um projeto com futuro e, nesse sentido, Valença está empenhada neste projeto que representa mais um elo de ligação na cooperação transfronteiriça”.

 

Inserido no programa INTERREG V–A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020, o projeto implica um investimento de 1,3 milhões de euros (75% Feder e 25% comparticipação dos parceiros), resultando na efetivação de um conjunto de medidas e atividades focadas na atratividade e sustentabilidade do rio Minho.

 

 

 

[Fotografia: Município Monção]

Últimas